VARANDA INTEGRADA À SALA: uma ótima solução para ampliar o apartamento

Incorporar a varanda à sala promovendo a integração entre esses dois ambientes pode proporcionar a sensação de um espaço maior, ainda que a área do apartamento seja a mesma. Alguns truques ajudam bastante a criar essa amplitude visual:

· Retirar a esquadria de alumínio entre a sala e o terraço,

· Nivelar o piso do terraço com o da sala,

· Utilizar o mesmo material no piso dos dois ambientes.

Veja um apartamento que fizemos recentemente em que retiramos a porta de correr e utilizamos porcelanato retificado 90 x 90, com acabamento natural em todo o piso.

APARTAMENTO COM VARANDA INTEGRADA À SALA

APARTAMENTO COM VARANDA INTEGRADA À SALA

Deixamos uma parte do vão totalmente livre e na outra criamos um elemento vazado entre os dois sofás, que delimita as áreas com charme e sem tirar a profundidade total.

SALA DE ESTAR AMPLIADA COM DIVISÓRIA VAZADA EM FERRO (DESIGN U+C)

SALA DE ESTAR AMPLIADA COM DIVISÓRIA VAZADA EM FERRO (DESIGN U+C)

A mesa de jantar foi colocada no terraço, perto da churrasqueira, liberando espaço na sala.

MESA DE JANTAR COM BALCÃO

MESA DE JANTAR COM BALCÃO

Para garantir o conforto térmico, colocamos um aparelho de ar condicionado na varanda. Escondemos a tubulação com drywall e criamos um nicho para o jardim vertical, feito com plantas preservadas que não necessitam de água.

Fizemos o envidraçamento da sacada reservando uma área externa para a condensadora do ar condicionado. Dessa forma, ela faz a troca de ar sem comprometer a temperatura interna. Aplicamos uma película no vidro para ocultar o equipamento. 

CANTO ACONCHEGANTE COM JARDIM VERTICAL

CANTO ACONCHEGANTE COM JARDIM VERTICAL

Olha como era antes da ambientação:

somma 8.jpg

Gostou? Esse projeto pode servir de inspiração para o seu. Mas lembre-se que a configuração da planta original do imóvel e o estilo de vida de cada morador é que irão determinar as soluções mais criativas e acertadas para você.

E, para terminar, alguns cuidados importantes:

· antes de se aventurar nessa empreitada, certifique-se com o condomínio se existe alguma restrição que impeça as alterações planejadas;

· para nivelar os contrapisos utilize materiais leves, que não comprometam a estrutura do edifício.